Agora mantém a calma! A primeira consulta de ginecologia pode parecer um encontro imediato com um bicho de sete cabeças, mas o ginecologista é um homem (ou mulher) normal: só tem uma cabeça, mesmo! E se o tiver de comparar com uma personagem acredita que está mais perto do Super-Homem do que de um monstro assustador. E sabe porquê? Porque é ele que te vai ajudar a prevenir uma série de problemas de saúde e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir neste momento e durante toda a idade adulta!
Ora bem, já sabe que o ginecologista é o médico que trata a saúde do aparelho reprodutor feminino e que por isso a deve acompanhar ao longo da vida. Mas esta informação não basta para deixar de se sentir envergonhada e insegura com a aproximação da primeira Consulta de Ginecologia? Precisamente por isso, elaborámos um pequeno guia sobre a visita número 1! Relaxa e acompanha-nos!
Com que idade deve marcar a primeira consulta de ginecologia?
Depende. Regra geral, aconselham-se todas as meninas a fazer uma primeira consulta de ginecologia entre os 12 e os 15 anos, quando aparecem os primeiros sinais de amadurecimento dos órgãos sexuais, mas há quem visite o ginecologista antes… e até muito além dessa idade! O importante é apareceres, e depois marcares visitas regulares ao ginecologista para manteres a tua saúde em dia.
O que acontece na primeira consulta de ginecologia?
Normalmente, a primeira consulta de ginecologia serve para o médico a conhecer, tomar notas sobre o teu historial clínico, perguntar sobre problemas de saúde na família e depois preparar a sua próxima visita. Inclusive, a primeira consulta não costuma envolver um exame físico, a menos que já tenha tido relações sexuais ou esteja com problemas com a menstruação ou sintomas de infeção vaginal. Nesse caso, o ginecologista pode fazer um exame físico geral, um exame pélvico, uma colpocitologia, uma colheita da secreção vaginal e/ou uma ecografia pélvica.
Portanto, como a primeira consulta de ginecologia não é igual para todas as mulheres, identifique de seguida o seu caso, e perceba com o que pode contar!
Primeira consulta com ginecologista para pré-adolescentes ou adolescentes
O grande objetivo desta consulta é a criação de um vínculo entre si e o médico, que vai aproveitar para lhe passar algumas orientações sobre o funcionamento do seu corpo e higiene íntima.
A tua mãe pode estar presente? Claro que sim, e até a pode ajudar a responder a algumas perguntas sobre doenças na família. Mas se preferir, pode deixar a sua mãe na sala de espera, para falar com o ginecologista em privado, sobre ciclo menstrual e início da vida sexual, por exemplo.
Vai fazer exames ginecológicos? Em princípio não, mas se for necessário fazer algum exame, pode chamar a sua mãe ou uma enfermeira para te acompanhar durante o processo. Poderá doer? Pode ser constrangedor, mas não dói absolutamente nada!
Primeira consulta de ginecologia para mulheres jovens e adultas
Embora as consultas de ginecologia devam ser encetadas na adolescência, não há problema nenhum se começarem na idade adulta. Como se costuma dizer, mais vale tarde que nunca! Por isso não precisa de sentir vergonha! Descontraia e responda a todas as perguntas do médico para que ele fique a conhecer o teu histórico: fale do seu estilo de vida, alimentação, prática de exercício físico, doenças e problemas de saúde, ciclo menstrual e, claro, fale sobre a sua vida sexual caso tenha iniciado alguma relação íntima. Vai fazer exames ginecológicos? É provável, mas se se sentir pouco à vontade pode pedir ao seu ginecologista que deixe os exames de rotina para uma segunda oportunidade. Se estiver preparada para se submeter aos exames ginecológicos realizados no consultório (como a palpação das mamas, o trste de papanicolau ou o Toque vaginal) ótimo! Fica despachada! E lembre-se que o médico também pode pedir outros exames, como análises de sangue e urina, exames de DSTs ou doenças sexualmente transmissíveis e até uma ecografia pélvica ou mamografia / ecografia mamária, se entender pertinente.
O que deve perguntar na primeira consulta de ginecologia?
Deve perguntar tudo o que precisa de saber sobre a saúde em geral e sobre a saúde feminina em particular, como menstruação, vida sexual, contracetivos, etc. Mas, mais uma vez, a tua idade e estilo de vida pode condicionar o tipo de questões que deves colocar na primeira consulta de ginecologia. Inspira-te!
Exemplo de perguntas que podem ser feitas por pré-adolescentes que ainda não são menstruadas:
- O que é a puberdade feminina?
- Como fazer a minha higiene íntima?
- Quando vou ter o período mentrual pela primeira vez?
- O que é menarca?
- Quais são os sinais da primeira menstruação?
- Como é que a menstruação acontece?
- Após a menarca, quanto tempo demora até normalizar a menstruação?
Exemplo de perguntas que podem ser feitas por adolescentes que já são menstruadas:
- É normal ter corrimento vaginal?
- Como fazer a higiene íntima durante a menstruação?
- Como lidar com as mudanças de humor provocadas pelo período menstrual?
- Posso usar tampões?
- Quanto tempo dura o ciclo menstrual?
- Quais são os sintomas da menstruação?
- Como saber qual é a duração e intensidade do meu ciclo menstrual?
- Como aliviar as cólicas menstruais?
- É possível engravidar na primeira vez que tiver relações sexuais?
- Vou sangrar na primeira vez que tiver relações sexuais?
- O que é o hímen?
- Perder a virgindade dói?
- É normal ter um seio maior do que o outro?
- Os meus seios ainda vão crescer mais?
Exemplo de perguntas que podem ser feitas por adolescentes e mulheres que já têm uma vida sexual ativa:
- Posso ter relações sexuais quando estou com o período menstrual?
- Posso engravidar se tiver relações sexuais menstruada?
- O que fazer para evitar DSTs ou doenças sexualmente transmissíveis?
- Qual é o contracetivo que devo usar?
- O preservativo protege contra todas as doenças?
- Devo começar a tomar a pílula?
- O que fazer, se me esquecer de tomar a pílula um dia?
- Como funciona a pílula do dia seguinte?
- É verdade que a pílula engorda?
- É normal sentir dor durante a relação sexual?
- É normal não ter lubrificação?
- Como posso saber se tive um orgasmo?
- Quais são os cuidados necessários em relações sexuais com outra mulher?
Como marcar a primeira consulta de ginecologia?
De forma simples, rápida e segura? Aqui mesmo, no site Espaço Mulher! Independentemente do médico que escolher, uma coisa pode ter como certa: os nossos ginecologistas são profissionais altamente qualificados que transmitem segurança para se manifestar de forma tranquila e esclarecer todas as suas dúvidas!